quarta-feira, 26 de maio de 2010

Relatórios de reúniões

Com o decorrer do projecto, fomos deixando a formalidade das assinaturas das actas para uma ultima fase. No entanto, apesar de já não conseguirmos as assinaturas de todos os participantes em todas as reuniões vamos enviar relatórios das mesmas (como se de uma acta se tratasse, mas com a diferença de não ser assinado).

Segue já neste post a primeira. A nossa primeira reunião na Miralago com o Eng. Angelino Ferreira.



. Reunião Miralago nº1


. Aos doze dias do mês de Fevereiro do ano de dois mil e dez, a os alunos responsáveis pela equipa do Projecto Beca, reuniram-se com o responsável da empresa MIRALAGO, Eng. Angelino Ferreira, nas instalações da mesma, em Águeda, na Rua dos três marcos, 125, 3750-064 Águeda, Portugal, com a seguinte ordem de trabalhos:
1. Apresentar o Desafio.e;
2. Apresentar o Projecto Beca;
3. Breve Visita às instalações;
4. Discussão: a mobilidade do futuro;
5. Discussão: o conceito de bicicleta de utilização pública;
6. Exemplos a seguir: “Vélib” (Paris) e GranLyon (Lyon);
7. Análise de disponibilidade futura para apoios mais técnicos e concretos.

. Deu-se início à reunião argumentando as nossas razões por ter escolhido a empresa MIRALAGO e não outras mais próximas da nossa cidade, pelo que foram esclarecidas as vantagens associadas à construção de bicicletas urbanas de utilização públicas. Falando sobre o concurso, fizemos uma análise aos projectos das várias equipas para saber em que tipo de área nos deveríamos especificar. Esta parte da reunião foi concluída com a referência à relação de duplo benefício que pode resultar da colaboração da empresa com a nossa equipa.
Na visita às instalações, foi possível ver os vários processos por que passam todos os produtos que saem da linha de montagem. Desde a concepção de produto até às peças finais, passando pelo desenvolvimento de produto, tratamento dos materiais, soldadura, pintura, etc… (ficou de fora a parte da montagem, que por motivos de ser sexta-feira e de não estar a funcionar em pleno não foi possível visitar).
. Entretanto, tivemos oportunidade de conhecer alguns dos produtos vendidos pela empresa, entre os quais estavam dois grandes exemplos de boas bicicletas urbanas (como já foi referido anteriormente: Vélib e GranLyon). Aí lançou-se a discussão sobre o conceito de bicicleta urbana e contributo para a mobilidade. Foram referenciadas algumas soluções que poderiam melhorar a integração da BUGA e da BECA na cidade de Aveiro, bem como alguns aspectos a ter em conta (não analisados há uns anos atrás quando se deu inicio à produção da BUGA) tais como: robustez da bicicleta, segurança passiva, soluções anti-vandalismo, funcionalidades prácticas, etc…
. Por fim, delinearam-se planos para iniciar o desenvolvimento da memória descritiva da Bicicleta, bem como os apoios inerentes da empresa. Ficou estabelecido que, para qualquer dúvida, contactaríamos por e-mail e caso fosse algo simples, não era necessário haver reunião. Caso contrário esta seria marcada. Também foi referida a possibilidade de levarmos uma das bicicletas urbanas para a nossa escola no sentido de podermos fazer alguns testes com ela, tais como: possibilidade de adaptação de um motor eléctrico e bateria na mesma e implicações no centro de massa e estrutura; medir velocidades e acelerações máximas admitidas pela bicicleta sem prejudicar a segurança; avaliar resistência à fadiga de alguns componentes; conforto da bicicleta em estradas sinuosas, etc.
. Concluiu-se, portanto, que a bicicleta já foi inventada há umas largas dezenas de anos e que nós não vamos inventar nada, apenas podemos reflectir soluções e ideias que permitam melhorar a sua utilização e favorecer a mobilidade numa cidade. Portanto, não nos deveríamos preocupar com pormenores técnicos, mas sim em pensar e colocar em papel ideias originais e inteligentes que possam dar um contributo positivo para o conceito de bicicleta urbana de utilização pública.

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